ESCOLA


Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PROJETO: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA


 JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando a interatividade cooperativa, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
 Conseguindo com esse processo e espaço desenvolver atitudes que valorize o hábito da leitura escrita.
Construindo através  do diálogo uma relação  histórica  e cultural entre  o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família.
 Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação, indo de encontro a uma visão  maior e real de mundo e Educação.


OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperador, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.
 
ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais  de leitura.


O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA?
  Do infantil ao 2º ano:
Um livro escolhido pelo aluno.
Um caderno grande para escrever ou desenhar sobre a história lida em família.
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
A bolsa para guardar e carregar todo material.
 
Do 3º ano ao 5º ano:
Um livro escolhido pelo aluno.
Uma ficha de leitura, contendo perguntas sobre o livro lido em família.
Uma prancheta que servirá de suporte para escrever na ficha de leitura.
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
A bolsa para guardar e carregar todo material.
 
 2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas,
 onde o aluno escolhido ou sorteado pela turma
escolherá
um livro ou texto para colocar dentro
da bolsa junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura
em família.


 3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer
um momento de leitura
ou quem estiver naquele
 instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura,
 onde todos devem ouvir com muita atenção
.



 4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. A reflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o
autor quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.

 5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro que foi lido, podendo também, fazer um desenho sobre o que foi lido. Finalizando a escrita com assinatura do aluno.
 
 6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.


 7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas folhas, colocar tudo dentro da sacola e levar para escola.




 8º) Na escola a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas que representou todos os momentos de leitura em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através da leitura.

 9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda da leitura na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao texto ou mensagem escrita.

 10º) Para finalizar esse projeto: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos dos anos finais contarão histórias infantis para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes leituras é momento de confraternização na comunidade escolar.
 
AVALIAÇÃO
Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano. 
Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA  se realize da melhor maneira possível.
 
 
Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”
                                          Escola: Alda Santos de Vargas
                                                                Junho - 2013


segunda-feira, 3 de junho de 2013

PROJETO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

JUSTIFICATIVA
A preservação do meio ambiente depende da contribuição de cada um de nós surgindo à necessidade de vivencias ecológicas em nossas atitudes diárias.
As oficinas de Educação Ambiental é uma das ações escolar que oferecem momentos significativos de aprendizagem pelo fato de aproximar mais os educandos, quanto preservação do meio ambiente, com a ideia de abranger um largo espaço geográfico de preservação, começando pelo seu próprio fazer. Constando de fundamental importância ressaltar que todos nós somos agentes participativos deste processo de cuidados e proteção com o meio ambiente. Lembrando também que, “nós e o universo somos um”,destruindo a natureza estamos prejudicando a nos mesmo!
 
 
 
OBJETIVOS
*Mostrar como reaproveitar os resíduos orgânicos, formando composto de adubo para utilizar na horta e jardins.
*Enfatizar a importância do processo de reciclagem, tanto de papel quanto de lixo seco (brinquedos) para o meio ambiente, informando sobre: Redução, Reutilização e reciclar.
*Desenvolver a criatividade dos participantes, quanto à construção de brinquedos e reciclagem de papel.
* Aprender a separar o lixo doméstico, ajudando a preservar o meio ambiente.
Conscientização ecológica no sentido, local e global.
 
 METODOLOGIA
Segunda- feira- Oficina de compostagem doméstica.
( Prof: Keli – laboratório de ciências)

Terça- feira- Oficina de Conscientização Ambiental. (Prof: informática)
Quarta-feira- Oficina: Teatro e cinema sobre conscientização e preservação ambiental.
Quinta-feira- Oficina de brinquedos com materiais reutilizáveis.
 (Prof: Marilva, Josiane e Katia, alunos dos 8º séries 1 e 2 acompanhados por seus respectivos professores)
Quinta-feira- Oficina: Aprendendo a separar o lixo doméstico.
 (Prof: Marilva, Josiane e Katia, alunos dos 8º séries 1 e 2 acompanhados por seus respectivos professores)
Sexta feira- Oficina da reciclagem do papel. (Keli- laboratório de ciências) História do papel. Fazer ilustração em cartazes, desde a extração da madeira até a reciclagem do lixo.
Lembrancinhas de papel reciclado, com frases ou pensamentos sobre o meio ambiente. (visitantes)
Sábado - Superaremos desafios e buscaremos contemplação e lazer na natureza, fazendo uma trilha ecológica, aos pés dos gigantes CANYONS, na cidade de Praia Grande SC. Área de preservação e mata Atlântica. Na trilha e por enquanto, irá só os professores, para conhecimento do lugar, abrindo caminhos para futuras trilhas com os alunos... Vamos lá viver o momento!
 
 RECURSOS
Aquário grande para trabalhar a compostagem doméstica.
*Lixeiras grandes de plástico com as cores e símbolos da reciclagem do lixo para trabalhar a separação do lixo e consequentemente fazer uso no ambiente escolar.
* Pipoca para a sessão cinema e teatro na escola.
*Lixo seco para reciclar (brinquedos- alunos)
 
 
AVALIAÇÃO
Envolvimento de todos para a realização das oficinas na escola.

                                       Escola: Alda Santos - 2013
 
 
 
 


PROGRAMAÇÃO MATUTINA -OFICINAS - MEIO AMBIENTE
DIA 03/06(segunda-feira) Oficina da compostagem doméstica
Prof: Keli- Local-auditório
ANOS INICIAIS
 8h: 30m às 9h - infantil ao 2º ano
9h: 20m às 9h: 50m- 3º ao 5º ano
ANOS FINAIS – DEPOIS DO RECREIO
10h: 15m às 11h - 6ºano 1 e 2 e 7º ano 1 e 2
11h: às 11h: 40m- 8ºano 1e 2 e 8ºsérie 1 e Aceleração

DIA 04/ 06(terça-feira) Oficina sobre: Consciência Ambiental
Prof: Lisiane( informática) Local- auditório
ANOS INICIAIS
8h: 30m às 9h- Infantil ao 2º ano
9h: 30m às 10h- 3º ao 5º ano
 ANOS FINAIS
Olímpiadas da matemática
(Não visitar oficina do meio ambiente)

DIA 05/06 (quarta-feira) Oficina sobre: Consciência ecológica
ANOS INICIAIS
8h às 9h: 25m -sessão cinema- Filme: Lorax – Infantil ao 5ºano
ANOS FINAIS
9h: 30m às 11h: 30m- sessão cinema- Filme- O Impossível

DIA 06/ 06 (quinta-feira) Oficina de Reciclagem dos brinquedos e
Oficina de Separação do lixo.
Local- auditório e ( ver)
Direcionados: Prof: Marilva, Katia, Josiane e alunos da 8º série.
8h: 20m às 9h - Oficina da Separação do lixo – Infantil ao 2ºano
8h: 20m às 9h- Oficina da Reciclagem dos brinquedos – 3º ao 5º ano
9h: 20m às 10h - Oficina da Reciclagem dos brinquedos- Infantil ao 2º ano
9h: 20 às 10h - Oficina da Separação do lixo- 3º ao 5º ano

 ANOS FINAIS- DEPOIS DO RECREIO
10h: 15m às 11h - Oficina da Separação do lixo- 6º ano 1 e 2 e 7º ano 1 e 2
10h: 15m às 11h - Oficina da Reciclagem dos brinquedos- 8º ano 1 e 2 e 8º série 1 e Aceleração
11h às 11h: 40m- Oficina da Separação do lixo- 8º ano 1e 2 e 8º série 1 e Aceleração
11h às 11h: 40m - Oficina da Reciclagem do lixo- 6º ano 1 e 2 e 7º ano 1 e 2

DIA 07/06 (sexta-feira) Oficina da Reciclagem do papel
Prof: Keli – Local- auditório
ANOS INICIAIS
8h: 20m às 9h - Infantil ao 3ºano
9h: 15m às 10h - 3º ao 5º ano
ANOS FINAIS – DEPOIS DO RECREIO
10h: 15m às 11h – 6º ano 1 e 2 e 7º ano 1 e 2
11h às11h: 40m- 8º ano 1 e 2 e 8º série 1 e Aceleração

DIA 08/06(sábado) Trilha ecológica
 Saída às 9h – frente escola
 Praia Grande – cidade dos canyons
 Professores, conhecendo o lugar e programando futuras trilhas com aluno
 
 
HOJE 03/06(segunda-feira), CONFORME A PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ACONTECEU A OFICINA: COMPOSTAGEM DOMÉSTICA NA ESCOLA
Prof: Keli , fez uma bela explanação sobre a utilidade e importância da compostagem doméstica para o meio ambiente, momento e que os alunos se mostraram atentos e participativos durante o evento.