ESCOLA


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domingo, 19 de agosto de 2012

FOLCLORE NO BAIRRO


1) PROJETO: FOLCLORE NO BAIRRO


JUSTIFICATIVA: Estudando os costumes e tradições folclóricas dos nossos antepassados, através das lendas, brincadeiras, parlendas e outras vivências manifestadas pelo conhecimento popular, estamos compreendendo e conhecendo um pouco mais, a cultura e história de nosso povo.




 OBJETIVO: Resgatar e conhecer a cultura folclórica dos nossos antepassados e  compreender as manifestações do folclore no  nosso convívio cultural hoje.



CONTEÚDOS TRABALHADOS:

 O que é folclore?
Manifestações folclóricas de um povo.
Lendas e as características dos personagens lendários.
Brincadeiras e suas manifestações antigas e atuais.
Par lenda para cantar e brincar.


Boi de mamão


















Mula -sem cabeça

















Boto cor de rosa

















Curupira













METODOLOGIA:


a)Texto: O que é folclore e como ele se manifesta.
b)Lendas e seus personagens mais conhecidos na nossa região.
c)Pesquisar com avós ou pais as lendas  que conhecem desde criança..
d)Escrever os dados da pesquisa no quadro,  escolher, oito lendas para conhecer melhor as características de cada personagens.
e)Contar a história de cada lenda, através de livros, CD (audio), e DVD (filme).
f)Em dupla ou individual, reescrever cada história das lendas contada, podendo mudar ou não as características dos personagens ou até mesmo, dar sentido diferente na  história em si, soltando sua criatividade.
g)Elaborar um livro sobre as lendas escritas e seus respectivos personagens ilustrados.
h)Pesquisar com avós ou pais as brincadeiras que costumavam brincar quando eram crianças.
i)Pesquisar no recreio, através de perguntas e observações os nomes das brincadeiras atuais brincadas na escola ou em casa.
j)Fazer um quadro comparativo: De brincadeiras antigas e brincadeiras atuais.
k)Mapa conceitual: Sobre as brincadeiras de antigamente e hoje. (sala de informática)
l)Exposição dos livros sobre as lendas antigas mais conhecidas  no nosso bairro.
m)Parlendas e ditos populares, para cantar, contar e brincar.
n) Culminância das atividades realizadas, sobre o folclore, onde será feito a exposição dos livros sobre as lendas e apresentação de um pupurri de parlendas e ditos populares. Com objetivo de valorizar nossa cultura folclórica e o desempenho do trabalho realizado na escola.   
o) Construir um SLID, sintetizando nosso folclore e sua importância.





RECURSOS:
Livros, som, papeis coloridos, computadores, pesquisas, DVD, (talvez confeccionar algum brinquedo)





AVALIAÇÃO:

Observa-se a participação, interação, maturidade, curiosidade, desempenho, entusiasmo, criatividade e o interesse pelo trabalho realizado.






TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS DO 3º ANO 1 e 3
Prof: Ângela G Gonçalves
Acompanhamento e colaboração da Diretora Pedagógica: Maria Bratti




2) ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO:  PROJETO: FOLCLORE NO BAIRRO:



 a) TEXTO: FOLCLORE E SUAS MANIFESTAÇÕES



Folk = POVO
Lore = saber  = SABER DO POVO.
Então FOLCLORE significa SABEDORIA POPULAR
Fatos folclóricos são maneiras de pensar, agir e sentir de um povo.
O FOLCLORE está na imaginação de todas as pessoas que estão em todas as partes  e se manifestam de várias maneiras através de:

Lendas

Músicas
Ditos populares
Promessas
Brincadeiras
Adivinhações
Trava-língua
Par lenda
Danças
Festas
Receitas
Provérbios
Artesanatos e outros





b) CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS DAS LENDAS DO NOSSO FOLCLORE
CRIADAS PELO POVO:
(lendas contadas, através de audio e video)





  SACI PERERÊ 



 Menino, moleque, travesso, negrinho, anda com uma perna só, usa uma carapuça vermelha na cabeça, Apronta muitas molecagens como: 
Derramar sal por toda cozinha, esconder os objetos, dar nó nas roupas e também dar nó nas crinas dos cavalos, assusta as pessoas e cavalos, espanta as galinhas no galinheiro, anda nos cavalos pelos campos livre. Ele é muito rápido e esperto, para pegá-lo é complicado, cada redemoinho de vento é um Saci.
Conta à lenda que dá para tentar pegá-lo atirando uma peneira ou uma rede em cima dele e depois colocá-lo dentro de uma garrafa e tapar bem com uma rolha, lá ele fica bem quietinho, sendo um castigo para ele.


BICHO PAPÃO








Bicho papão carrega um saco bem grande nas costas e sai de casa á noite para pegar as crianças teimosas e mal educadas. As crianças que não dormem cedo e ficam chorando muito, ele gosta de pegar.
Para entrar em casa, ele vai tirando as telhas bem devagarzinho para não fazer barulho, entram e se esconde atrás da porta ou embaixo da cama, antes de pegar a criança, ele vai até a geladeira e come tudo que encontra, fica com a pança bem cheia, depois pega a criança coloca dentro do saco e some, vai embora para sempre. Bicho papão é muito bravo, conta nossos avós e pais. 



LOBISOMEM






A vida do lobisomem é um mistério, ele surgiu de uma família de sete filhos, onde o último filho ao fazer treze anos vira lobisomem.
Ele nasce com uma missão, toda sexta- feira na noite de lua cheia ele tem que correr, por cinco cemitérios até o amanhecer, caso ele conseguir acaba a maldição e ele vira homem para sempre. Também, se alguém der um tiro com bala de prata em seu coração á maldição acaba, mas se respingar o sangue do lobisomem, esse alguém, vira lobisomem.


CURUPIRA







Curupira é um indiozinho que vive nas florestas e protege toda a natureza dos malvados caçadores, que maltratam os animais, fazem queimadas ou cortam as árvores.
Ele tem os pés virados para trás, para enganar os caçadores, que acham que o Curupira foi para um lado, mas ele foi para outro lado.
Seu cabelo é vermelho igual fogo.
Ele desarma as arapucas que os caçadores colocam no meio da mata para pegar os animais.
Quando vai acontecer uma tempestade ele bate nos troncos das árvores para ver se elas estão firmes ou para avisar os animais e alertá-los de alguma coisa e tomar cuidado.
Pra assustar os caçadores da floresta o Curupira da um estrondoso assobio, que estoura os tímpanos dos caçadores eles ficam quase surdos e saem correndo para nunca mais voltar.


BOTO COR DE ROSA







A LENDA DO BOTO COR DE ROSA SURGIU NA REGIÃO DA AMAZÔNIA, ELE É UM GOLFINHO, QUE SE TRANSFOMA NUM MOÇO BONITO, ALTO E FORTE, CANTA LINDAS CANÇÕES E ENCANTA AS MOÇAS QUE MORAM NA BEIRA DO RIO. QUANDO TEM FESTA NO POVOADO A NOITE, ELE VAI DANÇAR, COMER, BEBER E NAMORAR. QUANDO CHEGA AO FINAL DA FESTA ELE VAI EMBORA PARA O RIO, SEM NINGUÉM PERCEBER, VIRANDO GOLFINHO NOVAMENTE E DEIXA UMA MOÇA APAIXONADA POR ELE.
O GOLFINHO BOTO É MUITO AMIGO DOS PESCADORES.
ELE NÃO DEIXA A CANOAS VIRAREM DURANTE AS TEMPESTADES.
ELE AJUDA OS PESCADORES A PEGAR OS PEIXES CERCANDO- OS.
ELE AJUDA AS PESSOAS PARA A SALVAR-SE, QUANDO CAEM NA ÁGUA.





 MULA SEM CABEÇA





Conta á lenda que uma moça se apaixonou, por um padre, por isso ela foi amaldiçoada.
O castigo era que toda quinta-feira a noite ela virava uma mula-sem-cabeça, no lugar da cabeça era um fogaréu de dar medo, ela saia pelas estradas para amedrontar as pessoas que saiam correndo desesperadas de pavor.
Para acabar com a maldição era preciso que uma pessoa muito corajosa tirasse o seu cabresto e espetasse-a com uma agulha ou um canivete até sangrar; só assim, acabaria com a maldição e ela nunca mais seria uma mula-sem-cabeça.


BOI DE MAMÃO





Personagem do folclore brasileiro muito querido pelo povo, em cada lugar do país ele é conhecido por um nome diferente, aqui  no nosso estado de Santa Catarina é o Boi de Mamão.
Amazonas e Pará- Boi Bumba.
Maranhão- Bumba- Meu- Boi.
Rio Grande do Norte- Boi Calemba.
Paraíba- Cavalo Marinho.
Espírito Santo- Bumba de Reis ou Reis de Boi.
Rio de Janeiro- Pintadinho
Rio Grande do Sul- Boizinho.
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A LENDA DO BOI DE MAMÃO SURGIU NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL.
CONTA A LENDA, QUE UM HOMEM TINHA UM BOI QUE ESTIMAVA MUITO, ESSE BOI FICOU DOENTE E MORREU.
O HOMEM DESESPERADO MANDOU CHAMAR O PAGÉ PARA SALVAR O BOI MORTO.
ENTÃO O PAGÉ, COMEÇOU A REZAR E TODO O POVO E VAQUEIROS AJUDARAM, CANTANDO E APLAUDINDO, ATÉ QUE O BOI RESSUSCITOU E SAIU ANDANDO PARA ALECRIA DE TODOS DA FESTA.
ATÉ HOJE EXISTE A FESTA DE REIS PARA HOMENAGEAR ESTE ACONTECIMENTO.
NA FESTA O BOI MORRE E RESSUSCITA VÁRIAS VEZES.

BRUXA CUCA- Desenho do Alissom


















A Cuca é uma velha, com a cabeça de jacaré, possui uma vassoura.
Conta à lenda que a Cuca assusta as crianças que não obedecem aos pais.
A bruxa Cuca ficou conhecida com as obras de Monteiro Lobato, através do “Sitio do Pica Pau Amarelo’’ malvada, morava num lugar escuro (caverna) lá ficava fazendo porções mágicas para 
 fazer maldições e jogar nas pessoas.







c) REESCREVER AS LENDAS DO FOLCLORE, PARA ELABORAÇÃO DE UM LIVRO.


A lenda é uma história que relata acontecimentos, geralmente fantasiosos que se passaram em certo tempo ou lugar com pessoas animais ou seres sobrenaturais ou mitos.
A lenda pode partir de um fato concreto ou não. Geralmente o real e o concreto se misturam. A lenda se modifica de acordo com o lugar e época que se passa.
Cada pessoa que conta uma lenda imprime nela, ás vezes, sem querer algumas alterações, aumenta, diminui um pouco ou substitui uma palavra por outra e com isso as lendas,
vão se modificando com o passar do tempo e de uma região para outra.
Trabalhar com lenda, dentro de um fazer de reescrever da mesma, da margem a liberdade de fazer diferente e soltar a imaginação, para uma produção criativa.


LIVROS: ELABORADOS PELOS ALUNOS, SOBRE AS LENDAS
DO NOSSO FOLCLORE. 3º ANO
























LIVROS: SOBRE AS LENDAS DO NOSSO FOLCLORE


















d) QUADRO COMPARATIVO DA PESQUISA COM AVÓS E PAIS, SOBRE AS BRINCADEIRAS NO TEMPO DE CRIANÇA E PESQUISA DAS BRINCADEIRAS ATUAIS COM OS ALUNOS:

BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE BRINCADEIRAS DE HOJE: 



1) bolinha de gude
2- futebol
3- cirandas (roda)
4-pega- pega
5- ovos chocam
6-casinha e boneca
7-pula corda
8-boizinho e carrinho
9-jogar pião
10-soltar pipa
11-três Maria ou bate
12-amarelinha
13-queimada
14-passa anel 
15-jogar taco
16-pique esconde
17-perna de pau
18-andar com latas
19-caçar vaga lumes (Ao anoitecer, corria a caça dos vaga lumes, pegava-os e colocava dentro de vidrinhos e pendurar na árvore de natal para iluminar.)


1-vídeo games
2-futebol
3- rol ler
4- trenzinhos-(um agarrado no outro e o primeiro da fila corre muito dando voltas fechadas, fazendo os últimos caírem)
5- joguinhos e música no celular
6- carrinhos de controle remoto
7-bafo (virar figurinhas, batendo nelas)
8- lutinha de bonecos (os bonecos se confrontam para lutar)
9-bafo
10-aboleta e pti e peta (bater com as mãos)
11-trocar figurinhas
12-bolim- bolacha
13-pega-pega
14-skate





BRINCADEIRAS ANTIGAS


  BOLINHA DE GUDE










 FUTEBOL





 CIRANDA
PEGA- PEGA





PULA CORDA






--> Brincar é tudo de bom! Viva sua infância brincando muito!Não importa a brincadeira, nunca deixe de brincar!Brincando, você está interagindo, criando e soltando sua imaginação para o conhecimento!
 Prof: Ângela


BRINCADEIRAS HOJE:
 

VÍDEO GAME

 LUTINHA DE BONECOS

 ANDANDO DE BICICLETA



BONECA BARBIE







e) MAPA CONCEITUAL- BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS.













f) PARLENDAS-( brincando com músicas folclóricas)
Cantando e representando.

 

Parlendas que são?
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.




Primeiro eu?
Primeiro tu!
Puxa no rabo do tatu.




( Está parlenda da o inicio ao pupurri, onde dois meninos representam dialogando e puxando o rabo do tatu)
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(Duas duplas de meninas cantando e contracenando com as mãos)






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   HOJE É DOMINGO
    TEU PAI É UM BINGO
    NA PORTA DO MEIO
    FUMANDO CACHIMBO
    O CACHIMBO É DE OURO
    CAI NO VASO
    O VASO É FRACO
     BATE NO TOURO
    O TOURO É FORTE
    CAI NO BURACO
    O BURACO É FUNDO
    ACABOU-SE O MUNDO.


( Na roda, de mãos intercaladas, vai cantando a parlenda e batendo as mãos no ritimo da música até o último ganhar o jogo.)

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Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.




(Fila indiana de dez alunos, na medida que vai cantando a parlenda, os alunos vão dando um passo a frente)
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Serra, serra, serrador!
 Serra o papo do vovô! 
Quantas tábuas já serrou?


(Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.)


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Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...) 




( Fila de dez alunos, só os quatro primeiros dão um passo a frente, onde todos cantam a parlenda) 


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– Cala a boca!
– Cala a boca já morreu
Quem manda em você sou eu! 



(Diálago entre dois alunos, mostrando sua voz imperativa sobre o outro.)



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Fui à feira
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja





( Um aluno fazendo-se de vitima) 
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Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão





(Uma menina, demonstrando medo e por último tranquilidade) 
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Era uma vez uma princesinha
apagaram a luz, ela ficou sozinha. 



(Uma menina que demonstra, leveza e fragilidade)
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Rei, capitão,
soldado, ladrão.
moça bonita
Do meu coração









( representado por dois ou quatro meninos, fazendo gestos com os pés machando, continência, por fim abre os braços para o público e faz coração com as mãos, demonstra, determinação e carinho)
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Acabou-se o que era doce, 
quem comeu arregalou-se.

 
(Todos juntos ) 










--> SLIDE-PROJETO: FOLCLORE NO BAIRRO
LENDAS, PARLENDAS E BRINCADEIRAS CANTADAS.
MAPA CONCEITUAL DE BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS.






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Um comentário:

  1. Parabéns Angela, pelo empenho e dedicação no seu trabalho, às vezes fico imaginando seus alunos em suas aulas,devem curtir muito, e com isso um aprendizado prazeroso. É muito criativa, profissionais como você é que fazem a diferença na educação atual.
    Ótimo blog
    abraço
    Maura

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