ESCOLA


Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us

sábado, 21 de abril de 2012

INCENTIVO A LEITURA NA ESCOLA- MONTEIRO LOBATO

 Quando falamos da importância da leitura nas escolas, não podemos deixar de pensar no sitio do Picapau Amarelo, cenario mágico das histórias de Monteiro Lobato. Lobato dizia que" queria mesmo era escrever para as crianças" e também queria fazer " livros em que as crianças morassem", para isso criou o Sitio do Picapau Amarelo e foi uma revolução, nossas crianças descobriram que a aventura podia deixar os castelos dos contos de fadas europeus e chegar ao que viam ao seu redor.
                             O resultado desta criação é o incrível valor didático que se mantém vivo e útil para ensinar e incentivar a leitura  nas escolas envolvendo todas as disciplinas de primeiro grau.



PROJETO: LOMBATEANDO NA ESCOLA


Língua Portuguesa e Literatura Infantil
SUBTEMA- INCENTIVANDO A LEITURA
Duração prevista- mês de abril
Elaboração-Prof: Ângela G Gonçalves

JUSTIFICATIVA:

Quando falamos da importância da leitura nas escolas, não podemos deixar de pensar no Sitio do Picapau Amarelo, cenário mágico das histórias de Monteiro Lobato, surgindo de forma real e muito criativa a Literatura Brasileira para as crianças.
Na época foi crescendo aos poucos uma quantidade de leitores que mais tarde devoraram as aventuras da boneca Emilia e outros personagens do Sitio do Picapau Amarelo, a partir dai foram nascendo novas gerações de escritores infantis no Brasil.
Lobato dizia: “Queria escrever livros em que as crianças morassem neles.” Para isso criou o Sitio do Picapau Amarelo, e foi uma revolução, nossas crianças descobriram que as aventuras podiam deixar os castelos dos contos de fadas europeus e olhar ao que viam ao redor; o resultado dessa criação é o incrível valor didático que se mantém vivo e útil para incentivar a leitura nas escolas envolvendo todas as disciplinas e crianças do primeiro grau.

OBJETIVOS:
·      Levar a literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, por meio de livros e filmes.
·      Apreciar os personagens criados por Monteiro Lobato, distinguindo suas características.
·      Confeccionar dobraduras dos personagens do Sitio do Picapau Amarelo.
·      Interpretar e ilustrar a música do Sitio do Picapau Amarelo.
·      Identificar rimas, aprimorar o nível e atenção e enriquecer o vocabulário na música do Sitio do Picapau Amarelo.
·      Ilustração da música do Sitio do Picapau Amarelo.
·      Elaborar um painel coletivamente, sobre o sitio usando as dobraduras dos personagens de Lobato.
·      Produzir um livro, sobre os personagens do sitio e suas respectivas características.
·      Dramatização da música: Sitio do Picapau Amarelo, para apresentação na comunidade escolar.
·      Slide sobre a apresentação do projeto, através da música, painel, desenhos e dramatização dos alunos sintetizando todo o trabalho desenvolvido.

DESENVOLVIMENTO

Assistir o filme: Reino das Águas Claras.
Bibliografia de Monteiro Lobato.

Livro: O Sitio do Picapau Amarelo (Como surgiu o Sitio do Picapau Amarelo?).

Cantar a música do Sitio do Picapau Amarelo, entendendo as rimas e sua interpretação, junto com ilustração de cada verso. (Música de Gilberto Gil).

Características dos personagens de Lobato e confecção de dobraduras dos mesmos.

Elaboração de um painel coletivo, sobre o sitio do Picapau Amarelo.

Produção de um livro, contando as características de cada personagem que vive no sitio de Lobato.

Apresentação coletiva, cantando e dramatizando a música do sitio do Picapau Amarelo.

Criação de um slide, sobre todo o projeto trabalhado.

AVALIAÇÃO

Será contínuo através da observação diária, durante o envolvimento dos alunos, quanto ás atividades realizadas.

BIBIOGRAFIA

*DVD- Sitio do Picapau Amarelo.
*Livro- Sitio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato.
*CD- música: Sitio do Picapau Amarelo( Gilberto Gil).
*Revista – Nova Escola- março- 97.


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário